A Arena Fispal Tec 2024 explorou o tema e-commerce e o conhecimento sobre o cliente, seus benefícios e desafios para a indústria de alimentos. O congresso aconteceu durante a Fispal Tecnologia, o maior encontro da indústria alimentícia.
O painel “E-commerce estratégico: decifrando os clientes, o desafio de compreender para conquistar” contou com a participação de Lívia Seabra, Diretora de E-commerce da Mondelez Internacional; Luiza Fontana, Senior eRetail Manager da The HEINEKEN Company; e Andrea Sylos, Diretora de CPG e E-commerce da Rappi Brasil.
A conversa foi mediada por Rodrigo Matheus, CMO & Business Unit Director, da Izio&CoE-commerce, que iniciou o bate-papo falando sobre o desafio de trabalhar dados e transformá-los em uma estratégia de marketing.
Lívia comentou que os dados são essenciais para as empresas, mas que elas precisam aprender a transformá-los em conteúdo personalizado.
“Porém, a personalização não pode significar uma ‘venda’ nos olhos do consumidor, restringindo-o a apenas obter informações de produtos adquiridos, muitas vezes, de maneira pontual. Não é porque ele acessou um site para comprar fraldas que só terá interesse em produtos para bebês e crianças”, alertou Luiza.
Relacionado: 5 passos para a sua indústria criar um e-commerce
Parcerias entre marcas também foram destaque no tema e-commerce. O Rappi, por exemplo, contou Andrea, procura contribuir com muitas marcas que não possuem e-commerce.
“Atuamos como um consultor, agregando nossos conhecimentos de logística, conversão, varejo, entre outras expertises.”
Omnichannel foi outro tópico abordado neste painel. Lívia, que esteve recentemente em uma viagem à China, contou que a omnicanalidade já é passado no país.
“No Brasil, dados apontam que 80% dos consumidores fazem buscas on-line, mas finalizam a compra no off-line. Aqui, não sabemos como fazer a omnicanalidade. Ainda estamos vivenciando o desafio de como nos tornamos omnichannel.
LEIA MAIS
- Marketing B2B: a importância de um bom relacionamento com o cliente
- Marketing 4.0 para a indústria de alimentos e bebidas: 5 dicas para divulgar seu produto
- Rótulo e linguagem: uma conversa atual
- Q&A FiSA aborda a jornada do marketing digital para as empresas alimentícias
- 3 estratégias de marketing industrial para impulsionar os negócios