Líder global no desenvolvimento de ingredientes de origem natural, a Ingredion inova mais uma vez, apresentando ao mercado novas soluções para atender às demandas mercadológicas atuais.
Para mostrar um pouco mais sobre como a multinacional americana está se reinventando e, assim, gerando mais valor e saúde para as vidas dos seus clientes, entrevistamos a diretora de inovação da América do Sul da companhia, Lisia Huber.
Vamos conferir a entrevista completa? Continue conosco!
1) Por que surgiu a necessidade de investir em inovações para atender o consumidor moderno?
Lisia Huber: O desenvolvimento da sociedade em âmbitos culturais, sociais e políticos sempre foi acompanhado por um fator comum: a evolução dos hábitos alimentares e gastronômicos.
Afinal, a comida conta a história e caracteriza os povos desde o princípio. Nos dias atuais, não poderia ser diferente.
Os consumidores estão cada vez mais informados e atentos. Dessa maneira, a busca por hábitos alimentares mais saudáveis já é uma realidade.
Portanto, com as mudanças no estilo de vida da população, com a maior conscientização e respeito ao meio ambiente, além da constante busca por novidades e novas experiências, tornam a inovação imprescindível na criação de valor para o público.
2) Como vocês estão se reinventando para atender os clientes?
LH: A Ingredion possui uma rede global de Inovação, com 32 centros de excelência (INGREDION IDEA LABS®) distribuídos nas diferentes regiões de atuação.
Na América do Sul, temos o segundo maior INGREDION IDEA LABS® do mundo — localizado em Mogi Guaçu (SP) — e que conta com:
- laboratórios de excelência para desenvolvimento de novos ingredientes e soluções;
- plantas-piloto para aplicações nas diversas categorias de atuação em alimentos e bebidas; e
- laboratórios analíticos, sensoriais e de culinologia (fusão da ciência e tecnologia de alimentos com a gastronomia).
Por meio de uma equipe técnica especializada, a Ingredion trabalha em estreita colaboração com os clientes para o desenvolvimento de produtos diferenciados no mercado, suportando desde a idealização até o lançamento.
A disponibilidade de plantas-piloto (que simulam os processos dos nossos clientes) permite o desenvolvimento assertivo de protótipos e a validação da performance das soluções propostas, acelerando os processos e otimizando as etapas de desenvolvimento de nossos clientes parceiros.
Projetos de otimização, com o foco no valor nutricional ou redução de custos, também são amplamente desenvolvidos pelas equipes multidisciplinares para atender às demandas específicas de cada categoria.
Visando garantir este suporte técnico (mesmo em um cenário de pandemia), o time de inovação rapidamente se transformou e implementou ferramentas digitais para que a qualidade das interações e entregas, bem como a experiência dos clientes, fosse mantida.
Essas ferramentas permitem uma conexão virtual de alta qualidade, assegurando que as discussões, ideações e validações de projetos sejam mantidas — mesmo à distância.
3) Quais são as novas abordagens que a empresa está utilizando para se destacar?
LH: Como parceiro estratégico de inovação dos clientes, a Ingredion lançou o CATALYST™, um programa desenhado e desenvolvido exclusivamente para cocriação que oferece uma gama integrada de soluções holísticas, envolvendo ecossistemas de parceiros que trabalham juntos para acelerar o desenvolvimento de alimentos e bebidas de maior sucesso no mercado.
Através da oferta de serviços e soluções, conectamos a equipe multifuncional certa — desde os consumidores, passando por “co-packers” e até mesmo outros fornecedores de ingredientes — para estabelecer e garantir uma colaboração bem-sucedida em todo o processo de desenvolvimento, juntamente com os clientes.
4) Como a empresa está gerando valor agregado para os novos produtos?
LH: A empresa está gerando valor por meio da constante ampliação do seu portfólio (diretamente alinhada às tendências de consumo), pelo investimento em novas tecnologias e parcerias, focadas na entrega dos melhores texturizantes, soluções para redução de açúcar, rótulos mais limpos e proteínas vegetais diferenciadas.
Estas frentes estão sempre embasadas em tendências globais, regionais e locais traduzidas nas necessidades dos consumidores e nos desejos de nossos clientes e parceiros, suprindo, de forma inovadora, a necessidade do mercado.
Além disso, nossa flexibilidade em atender de forma assertiva e personalizada às necessidades de nossos clientes, permite-nos entregar soluções que podem agregar valor de maneira rápida e direcionada em toda a cadeia, desde a obtenção de matérias-primas, até a chegada dos produtos desenvolvidos e validados nas prateleiras dos supermercados ou canais de food-service.
5) Como chamar a atenção dos fabricantes para investir e estimular a alimentação saudável do público?
LH: A busca por uma alimentação mais saudável já é uma realidade e está sendo ainda mais impulsionada pela pandemia e pelas novas regulamentações, como a Lei da Rotulagem da Anvisa (RDC 429/20), publicada em 2020, que estabelece novas formas de declaração das informações nutricionais dos alimentos com o objetivo de melhorar a clareza e legibilidade dos rótulos e, assim, auxiliar o consumidor na escolha mais consciente de seus alimentos e bebidas.
Esta lei preconiza o design de lupa nos rótulos para identificar o alto teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio.
No cenário crescente de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, sobrepeso e obesidade, o perfil de consumo e a educação alimentar exercem uma função chave nas discussões que guiam a saúde da população.
E é por meio de um amplo portfólio de soluções, como adoçantes derivados de estévia, xaropes derivados de fontes naturais com baixo teor de açúcares, fibras, proteínas vegetais, amidos nativos funcionais e resistentes, que a Ingredion pode ajudar seus clientes no desenvolvimento de alimentos e bebidas que entregam uma excelente experiência sensorial, aliada a um perfil nutricional mais saudável.
Além disso, a Ingredion também está a frente na promoção de conceitos de saudabilidade por meio de soluções certificadas, como no caso de dietas com baixo teor de FODMAPS (alimentos fermentáveis que não são bem digeridos e podem causar desconforto em parte da população).
Com certificações de soluções de fontes naturais, podemos fornecer proteínas vegetais e, também, fibras, as quais irão ajudar na digestão e restauração do equilíbrio digestivo.
A escolha da fibra certa pode ajudar os consumidores para que eles obtenham todos os benefícios para a saúde digestiva, sem sentir desconforto, ao mesmo tempo que os ajuda a atender às suas necessidades diárias de nutrição.
6) Ainda há certa resistência por parte das empresas em investir nesse tipo de inovação?
LH: Não considero que as empresas tenham resistência a estes investimentos, pois entendem que é uma realidade e estão alinhadas à importância destas frentes para o futuro da alimentação e saúde da população.
Acredito que o foco principal seja encontrar o equilíbrio na entrega de produtos mais saudáveis, com perfil sensorial preferido pelos consumidores, levando conveniência e praticidade, a um preço acessível.
E é por meio de soluções e serviços, acesso a informações, insights de consumidores, tendências de mercado, tecnologias de ponta, conhecimento técnico e de negócios que a Ingredion tem ajudado seus clientes a atender estas necessidades em constante evolução dos seus consumidores.
7) O Brasil já está bem evoluído quando o assunto é alimentação saudável em comparação aos outros países?
LH: O Brasil pode ser visto como um país continental quando consideramos a diversidade e riqueza de alimentos que podem ser produzidos desde o campo até a mesa dos consumidores.
Mas ainda estamos presentes em rankings que refletem a real necessidade de evolução na alimentação saudável, considerando a população geral e o acesso a alimentos de qualidade nutricional.
Infelizmente, o Brasil está entre os 5 países com maior número de casos de diabetes e obesidade, além de ter altos números quando se trata de hipertensão e doenças relacionadas.
Todas essas enfermidades passam pela mesa de alguma forma, ou seja, poderiam estar melhor controladas com hábitos alimentares mais saudáveis.
Quando comparamos este equilíbrio com países de estilos de alimentação mais saudáveis, vemos que ainda temos um caminho importante, desde a educação alimentar até a acessibilidade a alimentos mais balanceados — principalmente para as populações mais carentes.
Efetivamente temos, como país, um grande potencial de desenvolvimento para alcançarmos hábitos de alimentação mais saudáveis e devemos usar a tecnologia a nosso favor para a construção deste caminho.
E é este tipo de mentalidade que trabalhamos na Ingredion: aliamos todo o potencial das pessoas, da natureza, e da tecnologia para entregar alimentos mais acessíveis, saudáveis e aceitos pelos consumidores, tornando, assim, a vida de cada um melhor todos os dias.
Gostou de aprender mais sobre as inovações da Ingredion? Então, acesse o site da empresa e conheça todas as soluções que a empresa oferece!