Representantes da Unilever, Natural One e Minalba se reuniram no segundo dia da Arena Fispal Tec para debater o futuro sustentável das embalagens e contar o que as empresas estão fazendo neste sentido. O congresso acontece durante a Fispal Tecnologia, que fica até sexta-feira, 21, no Expo São Paulo.
Leia mais: [Ebook] Design de embalagens positivas
O que foi discutido durante o encontro?
Durante o encontro, Luciana Sousa, Diretora de P&D Categoria Nutrition LATAM da Unilever, destacou que a sustentabilidade do setor só evoluirá quando todos os stakeholders entenderem a importância do tema e desenvolverem iniciativas nesse sentido.
A executiva contou que faz parte da estratégia da empresa ter um olhar atento não só para as embalagens, mas também para a redução da pegada de carbono e para a agricultura regenerativa. Mas focando nas embalagens, a empresa tem sua jornada direcionada ao uso do plástico pós-consumo, que está presente em 27% delas.
Hoje, a Unilever atua junto a cooperativas de catadores e recicladores como forma de garantir o bom uso desse material.
Por ser um tema importante para as empresas, diante do fato de consumidores estarem cada vez mais atentos aos cuidados que suas marcas de preferência têm em relação à preservação do meio ambiente, a Associação Brasileira de Embalagens (ABRE) busca guiar seus associados para o desenvolvimento sustentável em toda a cadeia de produção.
“Na ABRE, criamos o Programa Lupinha, que visa oferecer mais informações sobre os produtos para o consumidor, inclusive sobre o descarte correto da embalagem’, contou Luciana Pellegrino, Diretora Executiva.
O Lupinha consiste em uma plataforma onde as marcas cadastram os perfis de cada produto. A partir de então, basta o consumidor apontar o celular para o QR Code da lupinha aplicado em cada embalagem para ter acesso a uma série de informações sobre a composição, teor nutricional e descarte correto, de forma rápida, prática e ampliada. Além disso, membros da ABRE visitam as cooperativas de catadores para entender melhor a jornada da embalagem e assim buscar pontos de melhoria.
“A sustentabilidade tem que ser trabalhada em cada elo da cadeia. Hoje, elenco duas frentes principais para as quais toda a sociedade deve estar atenta: a redução da emissão de carbono e a circularidade”, destacou Pellegrino.
Veja também: Descarte consciente de embalagens: campanha da indústria quer conscientizar o consumidor
Com a população mundial somando cerca de 8 bilhões de pessoas, a representante da ABRE ressaltou a importância de cada elo da cadeia produtiva trabalhar o tema sustentabilidade. “Isso inclui a educação sobre o descarte dos produtos e o combate ao desperdício.”
Para que a sustentabilidade seja incorporada nesse setor, Gustavo Siemsen, CMO Global da Natural One, disse ser importante que toda a cadeia produtiva esteja envolvida nesse objetivo. Ele citou como exemplo uma ação – chamada de Inovation Day –, realizada periodicamente na Natural One, onde todos os fornecedores se reúnem para discutir possibilidades de inovação.
Porém, lembrou Luciana Sousa, uma embalagem sustentável não é um critério na decisão de compra do consumidor brasileiro. “Engajar o comprador nessa jornada não é uma tarefa fácil. Precisamos garantir a ele que um produto em uma embalagem feita, por exemplo, de plástico reciclado, não perde sua qualidade. Temos aí o grande desafio de como nos comunicar com o consumidor nesse sentido”, disse a executiva da Unilever.
Edgar Galbiatti, Gerente de Marketing da Minalba, disse que um dos desafios da inovação nesse setor está no fato de que, muitas vezes, o consumidor não está disposto a pagar por um produto inovador, e ressaltou que iniciativas simples, de baixo custo, podem fazer muita diferença para quem consome o produto. Esse foi o caso, por exemplo, do desenvolvimento da primeira lata de água mineral com braile na tampa.
Confira: Dia da Terra: campanha mundial pela redução do plástico
Fechando o primeiro painel, Galbiatti levantou um tema pouco discutido no setor: o tamanho das embalagens. "Estamos olhando para as necessidades do consumidor ou apenas seguindo os padrões de mercado? Acredito que, no futuro, precisamos levantar esse debate.”
A Arena Fispal Tec aconteceu durante a Fispal Tecnologia, maior encontro da indústria de alimentos, bebidas e embalagens. A edição de 2025 já tem data marcada: de 24 a 27 de junho, no São Paulo Expo. Já a TecnoCarne passa a ser bienal, com data confirmada somente para 2026.
LEIA MAIS
- Confira as inovações em embalagem presentes na Fispal Tecnologia 2024
- Embalagens sustentáveis para carnes: materiais e tecnologias inovadoras
- Embalagens longa vida: o que explica o sucesso de uma indústria septuagenária?
- Embalagens sustentáveis para produtos alimentares
- [Ebook] Reciclagem de embalagens: conheça as ações de grandes indústrias