Transformação digital no churrasco: a revolução da tradição
As novas tecnologias estão revolucionando diversos segmentos do setor alimentício. Tem se observado, inclusive, a transformação digital no churrasco.
Por meio das novas tecnologias, os produtores de carne estão conquistando mais resultados positivos na produção e atendendo melhor às necessidades dos clientes.
Para entender mais sobre como os recursos tecnológicos estão se desenvolvendo, conversamos com a Isabela Rocha, que é especialista em marketing agro da empresa Green Farming. Continue a leitura e confira!
Tecnologia para carnes: entenda como os recursos tecnológicos influenciam na criação e no corte da carne
Na visão de Rocha, o que mais tem relevância no processo da transformação digital no churrasco são as tecnologias aplicadas à nutrição bovina. Ela explica que isso impacta diretamente na qualidade da carne e no desenvolvimento de melhores características genéticas nos animais.
“Animais de confinamento recebem dietas específicas de terminação. Assim, ganham peso e distribuem gordura no entremeio dos músculos. A dieta balanceada, com minerais, volumosos e proteinados, prescrita com as melhores matérias-primas, suportam grande parte do mérito da qualidade expressa na carne de alto padrão”, explica a representante da Green Farming.
Rocha também salienta que o fator genético eleva o patamar de um confinamento, e a tecnologia aplicada no manejo reprodutivo garante efetividade das intervenções e protocolos de crescimento e reposição do plantel.
A especialista em marketing agro resume: “A conta é: genética de qualidade + nutrição de primeira junto ao manejo adequado = carne de alto padrão!”.
As inovações trazidas pela transformação digital no churrasco
Para Rocha, os clientes e consumidores estão cada vez mais dispostos a comprar alimentos de produção sustentável, com maior valor nutricional e que cheguem mais próximos do que é orgânico e natural.
Nesse sentido, a transformação digital no churrasco precisa impactar na forma como os produtos são apresentados aos consumidores.
“Cada vez mais são observadas práticas sustentáveis e mais saudáveis para o cultivo do pasto. Exemplos disso são as tecnologias na adubação, em que os produtores podem apostar em adubos menos químicos e mais orgânicos e a utilização de recursos de precisão meteorológica, que possibilitam o uso de pivôs para irrigação do pasto durante todo o ano” exemplifica Rocha.
Além do pasto, as novas tecnologias também contribuem para a melhora nos tratos com a saúde dos animais.
Nas palavras de Rocha: “A tecnologia de ponta é aplicada cada vez mais em medicamentos veterinários, que permitem controle de doenças e manejos zootécnicos. Isso evita a aplicação em excesso de medicamentos antibióticos, que têm relação direta com a qualidade da carne”.
As inovações como meio para conquistar clientes no mercado de carnes
A tecnologia para carnes gera benefícios que podem trazer mais clientes para quem trabalha nesse mercado.
“Carnes gourmet são realidade nos supermercados de bairro e também na mesa dos brasileiros. O patamar de exigência se elevou! Cada vez mais a demanda por carne personalizada (de alto padrão) se expressa”, comenta Rocha.
Dessa forma, os produtores de carne já estão de olho nessas novas exigências dos clientes e estão introduzindo novas tecnologias para melhorar a produção em grande escala nas suas fazendas.
A transformação digital no churrasco já é uma realidade! Por isso, se você é um produtor desse segmento, convém ficar atento às novidades e tirar o máximo de proveito do seu negócio.
Programe-se para o FOOD INDUSTRY WEEK: O Futuro da Indústria de Alimentos, Proteína, Bebidas e Embalagens: De 04 a 08 de Outubro de 2021. Mais informações no site: www.fispaltecnologia.com.br