Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Better Stands: Vogler e ITPC conquistam selo ouro de sustentabilidade durante a FiSA 2024

Empresas receberam o selo de maior nível de progresso do programa Better Stands por apresentar estandes 100% reutilizáveis durante a feira, saiba mais!

O Brasil ocupa a quarta posição entre os maiores produtores de resíduos do mundo, com toneladas de lixo geradas pelo setor de eventos, conforme aponta um levantamento da World Wide Fund for Nature.

Um fator agravante é que as estruturas usadas em feiras e eventos são frequentemente feitas de materiais como plástico, lona, madeira, papelão e carpete. Segundo estimativas do setor, 70% desses materiais não são reutilizados, o que contribui significativamente para o problema.

Sustentabilidade do setor de ingredientes

Apesar dos dados alarmantes, empresas do setor de ingredientes estão se conscientizando sobre a importância da sustentabilidade ao planejar seus estandes. Dois exemplos notáveis dessa mudança são Vogler Ingredients e ITPC (Indonesian Trade Promotion Center), que apresentaram estandes 100% reutilizáveis durante a 26ª edição da FiSA (Food ingredients South America), o maior evento de inovação em ingredientes da América do Sul.

Ambas as empresas receberam o selo ouro do programa Better Stands da Informa Markets, organizadora da FiSA, destacando-se como modelos de sustentabilidade no setor

“O Better Stands é um programa global da Informa que busca reduzir os resíduos gerados nas feiras. A iniciativa incentiva os expositores e montadoras a reutilizarem os materiais dos estandes em mais de um evento, promovendo a sustentabilidade no setor”, explica Araceli Silveira, VP de Audiência e Sustentabilidade da Informa Markets Latam. “Aqui na FiSA 2024, aproximadamente 95% dos estandes são Better Stands, o que significa que a grande maioria dos estandes serão reutilizados em outras feiras. Dessa forma, evitamos a geração de resíduos e, consequentemente, contribuímos para a redução do impacto ambiental a ser gerenciado posteriormente”, conclui ela.

Vogler: sustentabilidade e ESG de ponta a ponta

A Vogler Ingredients foi uma das empresas que mais se destacou quando o assunto é estande sustentável. Régis Inácio, Gerente de Marketing da Vogler, compartilhou como a empresa planejou e executou um estande para a FiSA.

“Quando fechamos o espaço para a FiSA, já tínhamos a consciência de que precisávamos melhorar na questão da sustentabilidade”, explicou Régis. “O projeto começou no ano passado, quando participamos da feira com um estande disruptivo. Isso foi o nosso pontapé inicial. Este ano, com um espaço de 150 metros quadrados, sabíamos que a geração de lixo seria um desafio ainda maior.”

Para minimizar o impacto ambiental, a Vogler buscou parceiros que pudessem fornecer materiais reutilizáveis. “Fizemos um estande basicamente montado com material reutilizável. Assim, ele poderá ser utilizado em outras feiras”, destacou. Além disso, a empresa eliminou paredes ao redor do estande, optando por um design mais aberto e clean, o que também resultou em menos resíduos.

Outro destaque foi a parceria com a ONG Ação e Cidadania, que transforma as lonas utilizadas nos estandes de outros eventos em ecobags. Essas ecobags estão sendo distribuídas durante a FiSA e também serão entregues aos colaboradores da Vogler.

A preocupação com a sustentabilidade também se estendeu à parte social do projeto. “Nossos recepcionistas foram selecionados em parceria com uma ONG que trabalha com pessoas com síndrome de Down. Fizemos isso no ano passado, e foi excelente, eles são pessoas extremamente capacitadas, então trouxemos essa parceria novamente para a FiSA deste ano”, afirmou Régis.

Para Régis, as ações realizadas na feira são apenas a ponta do iceberg de um trabalho contínuo em sustentabilidade. “Temos que ser inconformados e buscar sempre fazer mais, seja com pequenas, médias ou grandes ações, para tentar trazer um mundo melhor”, concluiu.

Better Stands (2).png

ITPC: A cultura da Indonésia e a sustentabilidade em destaque

Alexandre Capeletti, funcionário do escritório comercial da Indonésia em São Paulo, compartilhou detalhes sobre o processo de concepção, montagem e desmontagem do estande do ITPC na FiSA. A empresa também recebeu o selo ouro e se destacou com ações sustentáveis.

“O estande foi pensado para trazer um pouco da cultura da Indonésia para o evento, destacando elementos como a madeira trazida diretamente do nosso país. Queríamos mostrar um pedacinho da Indonésia para todos os visitantes, evidenciando a riqueza e a qualidade dos materiais que utilizamos”, explicou.

Além da sustentabilidade ser um dos pilares da ITPC, também é uma cultura muito forte na Indonésia. “Estamos sempre pensando em como substituir produtos de origem animal por alternativas vegetais. O coco, por exemplo, é uma matéria-prima muito abundante na Indonésia, e dele derivamos produtos como óleo de coco. Nosso objetivo é contribuir para a redução dos impactos ambientais e mitigar as crises climáticas que enfrentamos atualmente”, afirmou.

Alexandre garante que o estande não será descartado após o evento, destacando que alguns dos itens expostos já têm destino certo. Enquanto algumas peças serão reutilizadas em futuros eventos, as mesas, por exemplo, serão aproveitadas no escritório. "De qualquer forma, garantimos que tudo será reaproveitado, sempre com foco na sustentabilidade”, garantiu Alexandre.

A conquista do selo ouro do programa Better Stands foi um grande reconhecimento para a empresa, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade. “Receber esse selo é muito significativo, pois mostra que estamos realmente preocupados com o meio ambiente. A Indonésia é um país que valoriza muito a saúde e o bem-estar, e isso se reflete em nossas escolhas. Acreditamos que essa preocupação deve estar presente em todas as nossas ações, inclusive na forma como montamos nossos estandes”, ressaltou.

Conheça o programa Better Stands

O Better Stands é um programa global da Informa Markets, organizadora da FiSA, que tem o objetivo de zerar a geração de resíduos dos estandes dos expositores até 2030. Para isso, as empresas expositoras são incentivadas a abandonarem o uso de estandes descartáveis e priorizar a utilização das estruturas reutilizadas. 

Após a avaliação dos estandes, os expositores recebem um selo com um dos três níveis de progresso do Better Stands: Bronze, Prata e Ouro. Após o evento as empresas receberão um certificado digital que comprova essa conquista. Veja os critérios de cada nível:

Better Stands Bronze: envolve a construção de estandes em que os componentes, incluindo paredes, pisos, mobília, equipamentos e iluminação sejam 100% reutilizáveis e com meta a ser cumprida em todos os eventos da Informa Markets até o ano que vem.

Better Stands Prata: este nível, além de incluir todos os elementos do nível bronze, exige que todos os objetos de estrutura, sinalização frontal e aérea, teto e displays de exibição deverão ser reutilizáveis.

Better Stands Ouro: por último nível incorpora todos os elementos dos níveis Bronze e Prata, adicionando gráficos, itens decorativos e revestimento de pisos para garantir geração de resíduo zero.

A participação no programa Better Stands traz benefícios a todo mercado de eventos. O principal deles é a adoção de estruturas reutilizáveis, que reduzirá drasticamente a geração de resíduos e, consequentemente, o impacto ambiental dos eventos.

 

LEIA MAIS

  1. Better Stands: ação da Informa Markets visa diminuir impacto ambiental das feiras de negócios
  2. Fispal Tecnologia e TecnoCarne: 4 estandes recebem o selo ouro de sustentabilidade
  3. Women’s Networking Breakfast discute a importância do empoderamento feminino na indústria de alimentos
  4. Alimentação Regenerativa: o futuro da sustentabilidade na Indústria Alimentícia
  5. Nutrição Sustentável: os benefícios dos alimentos orgânicos e os desafios da produção
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar