A tecnologia tem se mostrado uma grande aliada na otimização de todas as etapas do processo dos frigoríficos. Entre essas tecnologias, a IA tem surpreendido os profissionais do setor com os benefícios que apresenta, impactando diretamente na qualidade da operação. Este debate marcou a abertura da Arena de Conteúdo Tecnocarne, famosa atração da maior feira da indústria de proteína animal que acontece até 21 de junho, junto à Fispal Tecnologia.
A gigante JBS marcou presença no painel “Evolução nos processos - IA nos frigoríficos e visão tecnológica". A empresa foi representada por Talita Pugliese, coordenadora de Garantia de Origem, e Rodrigo Stelin, especialista em Rastreabilidade e Certificação. Também estavam presentes no palco Renan Salinas, CEO e fundador da Yank Solutions, e o gerente de vendas da empresa, Gustavo Bortotti.
IA: muito além da otimização de tempo
Pugliesi contou que buscaram soluções de IA para otimizar a mão de obra. No entanto, as expectativas foram superadas diante das facilidades e benefícios que essa tecnologia apresentou em todas as etapas do processo. “A parte de pessoas virou consequência. Com a IA, conquistamos muito mais do que a otimização de tempo. Reduzimos erros e de risco do processo. Os impactos hoje de ter um processo emitido errado é muito maior e mais impactante do que simplesmente o tempo de uma pessoa. É um container que não vai internalizar num país de destino ou atraso no atendimento do processo, quando o cliente que está esperando aquela carga e ela não chega”, afirma.
A coordenadora destacou também a redução no desgaste com os órgãos fiscalizadores do Ministério da Agricultura, porque a IA ajudou a eliminar os erros em documentos. “Então, toda essa redução de risco e de impacto é muito maior do que só a questão da mão de obra”, finaliza.
Hype ou realidade
No segundo painel do dia, “IA nos Frigoríficos: Explorando os impactos da revolução tecnológica no setor”, Magno Yamaguchi, sócio da Falconi, iniciou a conversa com os participantes colocando a seguinte questão: IA é uma hype ou uma realidade?
Para Diogo Isoton, Process Engineering Manager da Minerva Foods, existe uma hype, uma supervalorização, e a empresa está implementando novas técnicas com resultado positivo.
Já para o Diretor de Tecnologia e Inovação da Plena Alimentos, Fabiano Murta, a IA é muito vendida sem o entendimento da real necessidade. “É preciso identificar o problema e trabalhar com a IA de forma a gerar valor para o negócio”, diz.
O Gerente Executivo de Tecnologia da BRF, Leandro Lima, destaca que a operação da empresa tem que ser centralizada, isto é, a centralização dos dados em toda companhia. “A importância do volume de dados para treinar os modelos, o sistema, é fundamental”, diz.
Como acompanhar as mudanças?
Como moderador do debate, Yamaguchi enfatiza que as mudanças estão acontecendo numa velocidade muito rápida e pergunta quais são os desafios para os frigoríficos diante desse cenário.
Para Murta, todos os processos na empresa estão sendo feitos junto com as pessoas, para que elas vejam que fazem parte da solução, e que a partir daí, sejam promovidas para outras áreas.
“Queremos que elas encontrem soluções para o dia a dia”, diz o diretor da Plena, que também abordou a cibersegurança. “Cada profissional tem que saber que isso faz parte do skill, ter conscientização do uso do chat GPT, por exemplo, no envio do contexto, mas não os dados, para a segurança da empresa e do usuário.”
Lima trouxe a utilização do chat GPT na BRF. “Temos chatbots que executam diversas atividades. Cito como exemplo um chat para utilização dos funcionários para envio de documentação, atestados e tirar dúvidas. E que, num futuro próximo, dará uma resposta mais completa através do chat GPT”, diz o Gerente Executivo de Tecnologia.
A Arena TecnoCarne segue com sua programação diversa. Dia 19, será a vez do Fórum ESG; no dia 20, no Frigorífico Legal, especialistas da indústria frigorífica e do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) se reúnem para discutir sobre legislação.
Você pode conferir a programação completa no site oficial da TecnoCarne.