Diversidade, equilíbrio e sustentabilidade - não é por acaso que as principais tendências do mercado alimentício hoje sejam também os princípios centrais da chamada “agroecologia”. Conforme definição da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a agroecologia é uma estratégia vital para garantir a segurança alimentar e nutricional, especialmente em face dos desafios globais impostos pelas mudanças climáticas e pela crescente demanda por alimentos.
O que é a agroecologia?
Propondo uma abordagem sustentável para a agricultura, a agroecologia integra princípios ecológicos e sociais na produção de alimentos, a fim de promover a biodiversidade e o equilíbrio ambiental.
Diferente dos métodos convencionais de produção, a agroecologia enfatiza práticas agrícolas que respeitam os ciclos naturais e que se integram aos ecossistemas, o que traz benefícios como a diminuição do uso de insumos químicos e da dependência de combustíveis fósseis, além do aumento da resiliência das produções.
No Brasil, a agroecologia tem ganhado força como uma alternativa para o desenvolvimento sustentável, apoiado por políticas públicas e iniciativas de organizações não governamentais.
Oferecendo um centro de troca de experiências e demonstrações do que há de mais inovador, sustentável e tecnológico no mercado de ingredientes para alimentos e bebidas, 26ª edição da Food ingredients South America (FiSA), maior feira de negócios do setor de ingredientes para as indústrias de alimentos e bebidas na América do Sul, recebe diversos expositores com iniciativas agroecológicas.
Realizado pela Informa Markets, o evento, que acontece até o dia 08 de agosto no São Paulo Expo, apresenta a maior edição dos últimos sete anos, reunindo 263 expositores de 9 países diferentes.
Entre eles, empresas como a SL Alimentos e Herbaltec são signatárias do Pacto Global da ONU, que prevê uma série de objetivos de desenvolvimento sustentável a serem concretizados até 2030. Entre eles, estão o consumo e produção responsáveis, a ação contra a mudança global do clima, a erradicação da fome e a consolidação da agricultura sustentável.
Para Giuliano Xavier, diretor da Herbaltec, o debate e a adoção de processos e certificações sustentáveis, além da importância global, é fundamental também para o posicionamento de mercado. “As empresas que não se preocuparem com essas pautas vão acabar sendo prejudicadas”, avalia.
Dentre as adaptações e transformações adotadas pela empresa, Xavier destaca iniciativas como o uso de fontes de energia renováveis, logística reversa de resíduos e embalagens, aproveitamento de subprodutos na produção, parcerias com pequenas comunidades produtoras e o aproveitamento de resíduos de matérias-primas, que transformam os subprodutos em alternativas de alimentos e ingredientes nutritivos.
Nesse sentido, outra iniciativa que se destaca é o projeto Bio Abundância, da Concepta Ingredients, que estabelece parcerias e incentiva o desenvolvimento de cooperativas e pequenos produtores de ingredientes da biodiversidade brasileira, como açaí, babaçu, cupuaçu e patauá.
“Os consumidores finais estão cada vez mais em busca de produtos que não sejam ‘o produto pelo produto’”, explica Giovanna Cappellano, coordenadora de ESG da empresa. O projeto da Concepta Ingredientes desenvolve atividades em seis estados brasileiros, nos biomas da Amazônia, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica, e estima mais de 550 mil hectares de conservação indireta, e tem mais de 6,5 mil famílias impactadas.
A cobertura completa do Summit Future of Nutrition e da Food ingredients South America 2024 está disponível no Portal Food Connection.
Serviço Food ingredients South America 2024
Data: de 06 a 08 de agosto de 2024.
WNB: 07 de agosto, das 8h40 às 12h
Local: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo - SP)
Horário: 13h às 20h
Ingressos: www.fi-events.com.br/pt/credenciamento.html
LEIA MAIS
- Conheça os vencedores do Fi Innovation Awards e do Startup Innovation Challenge: sustentabilidade e inovação em ingredientes alimentícios
- Plant-based & Proteínas Alternativas: conheça as tendências e inovações que atendem à expectativa do consumidor global
- FiSA 2024: Representantes do MAPA e da Anvisa abrem o Summit Future of Nutrition
- FiSA 2024: confira os destaques do principal encontro de inovação em ingredientes alimentícios da América do Sul
- Conheça a proteína mush-based: o que é e por que é o futuro da alimentação mundial