O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril. Entre os fatores essenciais para uma melhor qualidade de vida da população destaca-se a alimentação saudável, um mercado que vem crescendo a cada ano com a conscientização do consumidor e as inovações da indústria alimentícia.
O relatório da Grand View Research estima que o mercado global de alimentos saudáveis atinja US$ 303,27 bilhões até 2027, com uma taxa de crescimento anual de 5,1% durante o período de 2020 a 2027.
O Brasil está entre os países que mais cresce nesse setor. A estimativa é que o mercado brasileiro de alimentos e bebidas saudáveis chegue a US$ 25,8 bilhões somente em 2024, com uma taxa de crescimento anual de 4,4% no período entre 2019 e 2024.
Relacionado: Saudabilidade é a palavra de ordem para públicos de diversas idades
Viver mais e melhor tem sido o objetivo de cada vez mais pessoas, de todas as idades, que estão mudando os hábitos alimentares, num movimento que ganhou ainda mais força depois da pandemia de covid-19.
É por isso que o conceito de saudabilidade está cada vez mais em alta e não como uma tendência, mas sim um movimento que veio pra ficar.
O CEO da Bio Mundo, Edmar Mothé, ressalta a importância desse mercado em expansão. "Estamos testemunhando uma mudança de paradigma no comportamento do consumidor brasileiro, com uma crescente conscientização sobre a importância da alimentação saudável e do bem-estar. Na Bio Mundo, estamos comprometidos em oferecer uma ampla variedade de produtos saudáveis e naturais para atender a essa demanda crescente", afirma Mothé.
A Bio Mundo, rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, oferece 5 dicas para manter uma vida saudável e equilibrada:
Alimentação balanceada
Priorize alimentos naturais e integrais, ricos em nutrientes essenciais, como frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras. Evite alimentos com alto índice de açúcar, gordura e sódio. O ideal é consumir diariamente fibras, grãos, proteínas e vitaminas. Esses alimentos podem desacelerar o envelhecimento, mantendo seu corpo mais saudável.
Relacionado: Envelhecimento populacional: desafios e oportunidades para a indústria alimentícia
Atividade física regular
Escolha uma atividade física que goste e pratique regularmente para ter mais saúde e qualidade de vida. Caminhar, correr, nadar, praticar yoga ou qualquer outra atividade física que você goste pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental.
Hidratação adequada
Beba bastante água ao longo do dia para manter o corpo hidratado e ajudar no funcionamento adequado dos órgãos e sistemas do corpo. Algo muito falado, mas que muitos não seguem.
Sono de qualidade
Priorize a boa noite de descanso. Estabeleça uma rotina e crie um ambiente propício para o sono adequado. Dormir bem faz com que todo o organismo funcione melhor, regula o metabolismo, dificulta o desenvolvimento de doenças, auxilia na redução do estresse e melhora do raciocínio lógico.
Gerenciamento do estresse
Encontre maneiras saudáveis de lidar com o estresse, como meditação, práticas de autocuidado e mindfulness, hobbies relaxantes e momentos de lazer.
LEIA MAIS
- [Ebook] Geração Z: comportamentos e exigências em relação à indústria de alimentos
- [Ebook] Tendências em ingredientes para 2024
- Uso do colágeno como ingrediente na indústria de alimentos
- Probióticos, prebióticos e pós-bióticos: definições, usos e possibilidades na indústria de alimentos
- Suplementação alimentar: Desafios do mercado para 2024